segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ECONOMIA Inflação de primeiro mundo

Saí para o supermercado neste primeiro sábado da primavera, mais alegre que mendigo de ray-ban, como manda a estação do ano.

A alegria era para verificar se a nossa inflação brasileira anda mesmo se igualando a de um custo de vida de primeiro mundo, como tem orquestrado a mídia.

Ledo engano! Nem tudo são flores como a primavera. Não consegui economizar nada nas compras semanais lá de casa. Aliás, nada não, minto. Até que houve uma leve melhora no final das contas. Mas eu e a mulher nos esforçamos para colocar no carrinho do supermercado menos coisas que pudéssemos.

Será que só acontece comigo – pensei. Por que essa inflação não baixa no tamanho da minha ansiosa expectativa e do que diz o IBGE e a mídia?  Meirelles, ministro da Fazenda, solta fogos todos os dias na comemoração da nova realidade econômica brasileira em suas entrevistas.

A mídia está mais do que afinada na orquestração da nova vida sem inflação. Anda até dizendo que logo, logo, chegaremos a uma inflação de país civilizado, abaixo da meta básica dos 3% ao ano.  Isso deve-se principalmente à alimentação, porque aos combustíveis é que não é. Pelo contrário, os combustíveis andam na contramão.

Para esse novo cenário econômico, o setor produtivo agrícola é que tem sido festejado como nunca. É ele sobretudo que está baixando a inflação, alimentando as bocas e dando empregos. As safras são cada vez mais recordes.

Se não fosse o agronegócio... Ai de nós! Por sinal, dizem os PhDs em economia, que é essa supersafra que tem funcionado como contraponto ao aumento dos combustíveis que agora sobe quase todo santo dia. Entramos em mais essa roubada.

Que o clima não nos deixe na mão e seja sempre favorável. Não estrague nossa festa que está apenas começando. Deus nos livre que não seja só um ensaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS