quarta-feira, 19 de julho de 2017

ECONOMIA Previsão de estagnação

É verdade que a inflação tem cedido e isso tem sido motivo de comemorações nos meios oficiais. No entanto, quem tem lido e ouvido especialistas isso não quer dizer que a economia já entrou nos trilhos e vai bem, obrigado. Esse entusiasmo deixa-se para Meirelles, o da Fazenda.

A inflação cedeu porque a forte recessão econômica que o país enfrenta a obrigou a isso. Mas o consumo e o investimento permanecem em baixa. Até porque o consumo esbarra sobretudo no desemprego de uns 14 milhões de desempregados Brasil afora e queda vertiginosa da renda familiar. 

Acabo de ler o boletim junho/julho do Grupo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (Depe) da PUC-SP, que diz: "A economia brasileira embora denote alguns indicadores tópicos de crescimento, ainda carece de um padrão de política econômica e de medidas que possam apontar para uma retomada das atividades".

Além disso, outro fator inegável de instabilidade é a crise política. Essa questão traz desdobramentos imprevisíveis que afloram a incerteza futura e a insegurança para tomadores de decisões.

"A despeito do discurso oficial de que 'tudo segue normalmente', a verdade é que o quadro político- econômico reflete um elevado grau de incerteza, o que vislumbra um cenário de uma provável estagnação em 2017, depois de dois anos de recessão, o que torna a estrutura e a base de comparação muito frágeis", dizem os especialista da PUC-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS