segunda-feira, 1 de maio de 2017

LINHA DE EQUILÍBRIO

PROTESTO Foto divulgada pelo jornal espanhol El  País
Nestes tempos de temperatura alta no noticiário da política brasileira, em que as quatro principais revistas semanais de informação e opinião (Veja, Isto É, Época e Carta Capital) demonstram linhas editoriais tendenciosas, as três primeiras pró-governo e esta ultima de oposição, somente a imprensa estrangeira mostra isenção no noticiário sobre o Brasil, mantendo equilíbrio.

Como exemplo, podemos mencionar o site da BBC Brasil que ao noticiar a greve geral de sexta-feira, 28 de abril, destacou:"'Greve foi menor do que organizadores esperava, mas maior do que governo gostaria', diz cientista político".

Marco Antônio Teixeira, cientista político e professor do Departamento de Gestão Pública da FGV, segundo a BBC resumiu assim: "Acho que as manifestações, apesar de grandes, não foram do tamanho que os manifestantes esperavam. "Por outro lado, elas também não foram tão pequenas quanto o governo gostaria."

 A própria BBC  escreveu: "Não houve um balanço oficial sobre a quantidade de pessoas que aderiram à greve ou sobre os protestos espalhados nas principais capitais brasileiras. No entanto, para alguns analistas ouvidos pela BBC Brasil, o impacto delas só poderá ser medido efetivamente na semana que vem, quando parlamentares voltarem ao Congresso para debater as reformas criticadas pelo movimento." Eis aí, portanto, um equilíbrio editorial, isento de tendências A ou B.

O jornal New York Times noticiou assim: “Cidades brasileiras paralisadas por greve nacional contra a austeridade”. A BBC de Londres: “Brasil atingido por sua primeira greve geral em 20 anos”. O Le Monde francês: “Uma greve geral histórica, mas menor do que o esperado”. O El País da Espanha: “Greve geral desafia as reformas do governo brasileiro”.

Bem diferente, do que se leu na mídia brasileira sobre a greve geral, tanto nos jornais e revistas semanais, como o que se viu pela televisão e até nos sites noticiosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS