quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ônibus sem cobrador

TRANSPORTE Maquininha faz função de cobrador

Esta semana constatei ao andar de ônibus o que já ocorre há algum tempo . É cada vez mais menos o transporte coletivo que usa cobrador. Uma função que desaparece neste início de século aqui por Natal, que já teve bonde e agora tem VLT – Veículo Leve sobre Trilhos.

A tecnologia e o enxugamento de custos das empresas do setor eliminam vagas o quanto pode e se utiliza das inovações do mercado. É lá algum ou outro ônibus que ainda mantém a bordo o cobrador de passagens. Hoje se usa mesmo é cartão magnético que se passa numa maquininha afixada no interior do busão – apelido desses tempos dado ao transporte público de ônibus.

Quem ainda usa dinheiro vivo paga a passagem ao próprio motorista que se divide em suas funções: recebe o pagamento da passagem e dirige o veículo. Qualquer dúvida é falar com ele, apesar de muitos ônibus ainda manter a cadeira vazia do cobrador, enquanto faz as adaptações.

Pois é, o tempo ceifa profissões para dar lugar às invenções da tecnologia. O mundo evolui a passos rápidos e a requalificação de muitos profissionais é uma necessidade hoje em dia. Parte desses cobradores deve ser aproveitada pelas próprias empresas em outras funções.

A cidade de Natal já teve bondes no transporte de passageiros, agora se transfere para os chamados VLTs que começam a tomar o lugar dos trens mais antigos. Lembro-me que comecei a escrever textos em máquinas de datilografia, com o tempo migrei para o computador a fim de manter a profissão.

No cinema, assisti a filmes, faz tempo, que em países mais adiantados os ônibus já circulavam por lá sem cobrador, com o motorista fazendo a função de receber o pagamento da passagem e dirigir. Assim é a vida, aos poucos vai mudando e se modernizando com ideias e inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS