segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O fundador da Rede Sarah

MEDICINA Campos da Paz deixa legado
Morre o fundador da Rede Sarah, médico ortopedista Aloysio Campos da Paz Júnior, aos 80 anos. Trata-se do responsável pela  criação da rede de hospitais no Brasil que se tornou referência mundial, o principal deles em Brasília, na capital federal, de grandes serviços prestados à saúde pública.

Ao tomar conhecimento da morte desse notável profissional da medicina, lembrei-me de uma entrevista que li dele faz tempo numa edição da revista Veja, lá de quando começou seu legado em 1968 e estava se tornando conhecido pela sua obra. Nunca esqueci o que ele disse e hoje constato na prática do dia a dia.


Foi de Campos da Paz a profecia de que um dia aconteceria aos planos de saúde, para onde toda a classe média migrava fugindo das filas, a mesma espera para consultas e exames médicos que se via no SUS – Sistema Único de Saúde. De fato, o que ele disse se pode constatar hoje em qualquer plano de saúde.

Os hospitais da Rede Sarah se espalharam por algumas cidades brasileiras como São Luís, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Macapá e Belém, todos prestando importantes serviços à saúde no campo da reabilitação física.

Tudo começou com o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, na capital federal, quando Campos da Paz foi convidado para dirigir essa instituição. Conforme reportagem de O Globo, sobre morte do fundador da Rede Sarah, no Brasil, o hospital tratou de celebridades, políticos e ministros do governo.

Nem por isso os hospitais da Rede Sarah deixam de atender com a mesma eficiência e qualidade de seus serviços aos pacientes do SUS, de acordo com o que se ouve falar. Aliás, foi com esse propósito que a Rede Sarah foi criada pelo doutor Campos da Paz.

Confesso que eu, um anônimo, fiquei emocionado ao ler hoje declarações sobre o fundador dessa obra e da qualidade da medicina praticada nos hospitais da rede. Um exemplo de eficiência para todo hospital seja qual for a área de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS