domingo, 20 de julho de 2014

A cultura desfalcada

ESCRITOR João Ubaldo, 73 anos
Primeiro, na sexta-feira (18) perdemos o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro que morreu de embolia pulmonar. Agora, vem mais outra triste notícia, deste sábado (19), a morte de Rubem Alves por falência múltiplas dos órgãos, grande pensador de excelentes obras que nos deixa assim, com essas duas partidas, desfalcados no time nacional das letras. O país lamenta e entristece com essas perdas. Ficam as obras literárias que ambos deixaram como bem maior.

ESCRITOR Rubem Alves, 80 anos
Rubem Alves, mineiro, para quem não o conhecia, era não só escritor mas um educador de projeção nacional. Foi também considerado um expoente na renovação do pensamento teológico da América Latina. Era pioneiro da denominada teoria da libertação. Escrevia sobre teologia, filosofia, pedagogia, psicologia e, na literatura, de crônica à poesia. Passei a admirá-lo a partir de uma entrevista dele que assisti na televisão. Comecei, então, a procurar suas obras e o que ele escrevia num blog.

Já do baiano João Ubaldo Ribeiro costumava, até então, ler sua coluna de artigo aos domingos no jornal  O Globo. Era colunista também do jornal O Estado de S. Paulo. Esteve recentemente de férias e retornou a escrever no seu espaço habitual. Era uma das coisas boas da editoria de opinião, que quase todo domingo eu tinha o hábito de procurar para ler, entre os artigos que despertam meu interesse pela leitura. Suas obras, como "Sargento Getúlio", adaptado para o cinema, jamais serão esquecidas por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS