segunda-feira, 21 de abril de 2014

A renúncia fiscal do governo

DINHEIRO: incentivando empresas
Há uma questão que chama atenção neste momento de dificuldades da economia brasileira. É o tal do esforço que o governo federal faz para manter a renúncia fiscal beneficiando empresas dos setores da indústria, comércio e serviços.

Como é o caso da desoneração da folha de pagamento. A princípio, não é que eu seja contra o governo arrecadar menos para apoiar empresas. Até porque, nesse caso específico, o objetivo é incentivar o emprego e evitar demissões. Tudo bem, se é assim, vale a pena.

Mas é preciso que o governo fiscalize de perto essas empresas beneficiadas e mostre para o país a contribuição que elas dão efetivamente como contrapartida à renúncia fiscal recebida. Porque para se ter ideia, o custo de desoneração da folha dobrou em 2014.

No ano passado, por exemplo, foi responsável por fazer o governo deixar de arrecadar R$ 13,2 bilhões. O questionamento é: essas empresas estão mesmo mantendo o emprego e evitando demissões? Com a palavra o governo Dilma Rousseff.

Fonte: Custo de desoneração da folha de pagamentos dobra em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS