terça-feira, 25 de março de 2014

Operações do novo aeroporto

AEROPORTO Adiamento em um mês para funcionar
Era de imaginar esse adiamento das operações do novo aeroporto em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, por enquanto em um mês. Até porque ainda não está concluído totalmente, falta uns 6% ou 5% para conclusão, além de que o pior mesmo é a questão das estradas de acesso, em construção pelo governo do Rio Grande do Norte. Esses acessos – deverão ser dois, um norte e outro sul – estão com bastante atraso e com muita dificuldade o governo de Rosalba Ciarlini vem tocando-os para que fiquem prontos até o início das operações do terminal.

Aliás, pelas informações veiculadas, apenas um dos acessos, o do lado norte, deverá estar terminado, se concluído a tempo, quando do funcionamento do novo aeroporto, que começaria em abril, mas que agora passou para 10 de maio. Como um aeroporto muito mais longe do que o atual, funcionando sem problemas, este deixará de operar comercialmente para ceder a outro novo sem plena condição? Apenas para satisfazer ao consórcio Inframérica, que o construiu e o administrará?

Como fica então os passageiros que vão utilizar o novo complexo aeroportuário, tendo de se deslocar da zona sul para ter acesso ao aeroporto pela zona norte? Sim, porque a maior demanda de passageiros é exatamente da região sul de Natal, onde fica a maior rede hoteleira que hospeda turistas e demais visitantes da capital potiguar, muitos dos quais vêm aqui a negócio.

Só agora por último o governo de Rosalba diz que constrói ao menos um dos acessos, mas a iluminação e sinalização não é com a gestão estadual. Com isso, passou a bola para a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que até se surpreendeu com a notícia, mas já prepara o projeto. Por que isso não foi dito antes? Não há outra resposta senão má gestão estadual e falta de comunicação. Já dizia o jargão do velho guerreiro Chacrinha: "Quem não se comunica se estrumbica".

Para ser sincero, não me surpreende se houver outro adiamento para as operações do novo aeroporto da Grande Natal. Caso não haja mais adiamento, fico a  imaginar como vai ser durante os jogos da Copa do Mundo, com apenas um acesso ao aeroporto funcionando pelo lado norte. Além disso, um aeroporto que pretende ser gigante ainda em fase de adaptação até lá. Nessas condições, o novo aeroporto pode funcionar ao contrário do que se pretende para divulgação da cidade e do turismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS