quarta-feira, 26 de março de 2014

Natal ganha fama de violenta

É mais um ranking em que Natal figura como uma das cidades mais violentas do mundo. Está numa lista de 16 municípios brasileiros, apresentada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. Esse estudo diz que o Brasil é o país com mais municípios na seleção da violência, o qual levou em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado.

Quem diria que a Natal do escritor Luiz da Câmara Cascudo dos anos 2010 chegaria a tal fama mundial  triste, indesejável e preocupante! É isso mesmo a "Noiva do Sol" como ele denominou nossa cidade, pela exposição dela quase o ano inteiro aos raios solares, de província pacata daquela época distante virou de repente uma cidade violenta de muitos homicídios impunes.

A bem da verdade, não sei nem se foi assim de repente que a criminalidade cresceu na cidade. Só sei que a notícia está aí dizendo que Natal (RN), Campina Grande (PB) e Aracaju (SE) foram as três cidades brasileiras que ingressaram este ano no grupo das violentas. As três aqui do Nordeste de "Cabra Marcado para Morrer", filme documentário de Eduardo Coutinho que se passa nesta região. Mas essa é outra história.

Ligue não! Para compensar a má fama, dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Natal, Fortaleza, Salvador, Manaus, Recife e Belo Horizonte, registrou O Globo.  Ora essa, o dinheiro que se deveria investir na segurança pública foi para o novo estádio. Você aí está querendo o quê, hem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS