quinta-feira, 13 de março de 2014

Entre o G e o J do nome

PRAIA Cartão-postal do litoral do RN
A gente fica confuso sem saber como escrever realmente certo o nome de uma das praias famosas do litoral norte potiguar: Genipabu com "G" ou Jenipabu com "J" – eis aí a questão. Na imprensa, ora vemos Jenipabu com J, ora lemos Genipabu com G.

Fiquei, então, naquela dúvida! Resolvi pesquisar no Google para optar por um ou outro quando escrever.

Na verdade, os dois nomes estão certos, o problema é que um – Jenipabu com J – vem da origem derivada do termo indígena "jenipapo". É assim que leva em conta a Academia Brasileira de Letras, pois, segunda ela, os termos indígenas devem ser grafados com "j".

Contudo, há o outro lado da questão. O nome com "G" é como se encontra registrado pelo município de Extremoz ao qual pertence esse lugarejo praiano de maravilhosas dunas. Daí, desde muito tempo, Genipabu é grafado com "G" e não com "J" como deveria ser realmente.

Conclusão dessa questão. Até que se altere o registro em cartório do nome da praia – se é que ainda não fizeram – o certo mesmo é Genipabu com "G". É assim que se considera os registros de nomes próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS