quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do santo da chuva

A crendice popular e o pragmatismo do sertanejo dão como marco decisivo 19 de março, dia de são José para definição do inverno no ano. Se chover nesta quarta-feira é sinal dos céus que o ano vai ser bom de inverno. Caso não chova, tende-se a ter mais um ano de chuvas abaixo da média normal. É assim que os agricultores nordestinos celebram a data do santo da chuva no sertão.

Padroeiro de municípios como Angicos, na mesorregião Central do Rio Grande do Norte, distante 170 quilômetros de Natal, por lá o dia de hoje é de muita festa em celebrações pelo dia de são José. Missas na igreja local que reúnem multidões de católicos, que chegam ao município em romarias de várias cidades próximas e da zona rural principalmente, o que não falta é fé no santo.

Muita reza para que o ano seja bom de inverno, além de indícios que o homem do campo busca na natureza para definir se haverá de fato boas chuvas. O que vai nos dizer hoje o dia de são José? A meteorologia já apontou que o ano está mais para um inverno normal do que mesmo abaixo do normal, dando esperança de que 2014 quebrará a sequência de anos de seca.

Será que o padroeiro das chuvas vai confirmar esse prognóstico dos meteorologistas? – especialistas que estudam o comportamento do tempo. Bem, o dia é hoje. A expectativa é grande, tendo como aliados a fé e o pragmatismo dos que conhecem os sinais do tempo, basta olhar. Pois bem, a meteorologia já disse o que deve acontecer este ano, vamos ver agora o sertanejo de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS