segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Menos consumo este ano

Estamos a menos de dez dias das festas do Natal, época do ano em que as pessoas consomem mais, até mesmo pelo dinheiro adicional que recebem por conta do 13º salário.

Porém, especialistas nessa matéria já preveem que o consumo deste ano vai ser moderado – ou melhor, já está sendo parcimonioso porque muitos a esta altura já estão indo às compras.

Portanto não vai ser diferente aqui em Natal, pois o comportamento do consumidor deve ser o mesmo. E por quê? Ora, a inflação, juros mais altos e o endividamento vão segurar o consumo.

A economia brasileira vive um momento de freio, de muita cautela e expectativa, com o crédito mais caro por causa dos juros. Assim, a opção é parcelar compras em menos vezes.

Usar o 13º salário para pagar dívidas já que a inadimplência está aí, aumentando o envidamento. De resto, é garantir o bom vinho da ceia natalina e se preparar para entrar o ano mais leve.

A cidade de Natal, que tem o nome da festa, não é propriamente a capital do Natal, como é denominada Curitiba (PR), mas tem este ano boa programação natalina já iniciada.

Ruas e avenidas já receberam a decoração dando o clima festivo de época. Cada um faz o que pode, pelo menos o "Natal em Natal", uma marca nossa, saiu mais rico este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS