segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Descontrole prisional no RN

Repercute nacionalmente de forma negativa as condições precárias do sistema prisional no Rio Grande do Norte, apontado como dos piores juntamente com outros dois Estados: Maranhão e Rio Grande do Sul.

Já sabia que por aqui o sistema prisional não merece confiança, são prisões que fogem ao controle oficial, funcionando em padrões condenáveis e que precisam urgentemente de reforma.

Sabe-se também que tal situação não é de agora, uma vez que essa precariedade já se arrasta de outros governos estaduais, porém tem piorado muito na atual gestão da governadora Rosalba Ciarlini  (DEM).

São três anos que se passaram sem que nada (ou quase nada) fosse feito para a melhoria das prisões, sem estrutura física adequada, com superlotação e frágil controle segurança.

Essa má fama do sistema prisional potiguar agora chega a um ponto cuja alternativa seria a intervenção federal, conforme defende o supervisor do sistema carcerário do Conselho Nacional de Justiça.

Em entrevista ao jornal O Globo, edição deste domingo, 29 de dezembro, o desembargador Guilherme Calmon  sugere intervenção federal para os presídios dos Estados do  RN, MA e RS.

Aliás, ele é claro, em dizer que, nestes três Estados, já deveria ter havido intervenção há muito tempo. Com isso, quem passaria a gerir o sistema seria o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS