terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ramo de construção cresce

As vendas no varejo de material de construção cresceram 3,2% em outubro na comparação com setembro, registrou o jornal DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços.

Os dados são da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), baseados na pesquisa Tracking Mensal, realizada com 540 revendedores das cinco regiões do país.

Essa folga de crescimento é ainda maior quando analisado o período dos últimos 12 meses que atinge 4,5%, enquanto de janeiro a outubro 4%. Então, tudo muito bem.

Aliás, tudo não, porque de acordo com estudo, observando-se outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado (2012), o desempenho do setor manteve-se estável. Quer dizer, estacionou.

Porém, esse é um ramo que tende a crescer todo fim de ano, com  reformas pipocando aqui e acolá, por aí. No fim de ano, a população consumidora mais endinheirada tende a investir em reformas.

Ainda mais no Norte e Nordeste, onde o detalhamento dessa pesquisa acusa maior destaque nestas duas regiões do país, com 44% e 34% de aumento de vendas em outubro, respectivamente.

As demais regiões também apresentam desempenhos positivos nas vendas, porém, bem menores: Sudeste e Sul, 27% cada, enquanto o Centro-Oeste, 21%.

Outro detalhe que chama atenção é o fato de que as lojas menores do ramo se saíram bem melhor nas vendas, com crescimento de 8%, sendo que as empresas maiores cresceram apenas 1,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS