segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Desenvolvimento retardado

É preciso entender que o nosso desenvolvimento só vem com qualidade de vida. E ainda estamos muito a desejar para chegar lá, alcançando um melhor estágio.

Saneamento básico, por exemplo, gera desenvolvimento e, por consequência, qualidade de vida. Porém, é sabido que ainda falta bastante nas cidades brasileiras para atingirmos um patamar confortável.

Li que, por um motivo ou outro, apenas 30% das 5.570 prefeituras brasileiras estão concluindo em 2013 o Plano Nacional de Saneamento Básico.

O restante, os 70%, não deve conseguir entregar, atrasando assim o desenvolvimento de seus municípios e este bem comum para a população, que representa – é claro – avanço social.

Município que não entregar o plano no prazo fica impedido de receber verbas federais para realizar obras de saneamento. É de lei – e faz sentido.

Sabemos que as prefeituras enfrentam dificuldades financeiras, e essa seria uma das razões para retardar a entrega do Plano de Saneamento, pois não dispõem de recursos para bancar.

Mas a busca de alternativas seria um meio de esforço para dar relevância a obras de saneamento e não retardar tão importantes obras em seu município.

Sem saneamento básico fica ainda mais difícil melhorar a saúde pública, reduzir doenças e a mortalidade infantis. Daí porque se lamenta esse atraso.

O último Boletim Nacional de Informações sobre Saneamento de 2011 dava conta que 82% da população brasileira recebe água por meio de rede de abastecimento.

Considerado apenas a população urbana, esse índice sobe para 93%. Já o atendimento por rede coletora de esgotos alcança somente 48% da população.

Pior mesmo é o índice de tratamento de esgoto no país que não passa de 38%. Essa é nossa realidade que precisa ser melhorada para sermos tratados como país desenvolvido ao menos nesse item.

Fonte: Apenas 30% dos municípios devem concluir os planos de saneamento básico em 2013 | Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS