terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tanques de Santos Reis

Desde quando eu era repórter da Tribuna do Norte, aqui em Natal, nos anos de 1970 por aí, já ouvia falar nessa luta dos moradores do bairro de Santos Reis pela retirada dos tanques de combustíveis da Petrobras.

Só agora vejo que ela começa a virar realidade dos nossos dias, para alívio da população do velho bairro. A população, com toda a razão, temia que acontecesse uma explosão.

Felizmente, fato que nunca aconteceu, mas não estava descartado o perigo, já que a população convivia com os tanques da Petrobras Distribuidora nesse bairro residencial da zona leste natalense.

Esses tanques, conforme ouvi pelo noticiário, foram instalados no bairro desde a década de 40. O carregamento de combustíveis chegava ao local em navios petroleiros pelo Porto de Natal, que fica vizinho.

Agora, com a desativação da tancagem, a gasolina, o diesel e o álcool terão que chegar aqui por transporte rodoviário. Cerca de 100 caminhões-tanque deverão fazer o transporte de Recife diariamente.

Essa é a estimativa informada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o porto. Por falar em porto, fica-se sabendo que este vai arcar prejuízo com a mudança de local dos tanques.

Seria algo em torno de 100 mil reais mensais. No entanto, para amenizar as perdas, a Codern tenta ainda entendimento com a Petrobras.

A alternativa seria deixar um dos tanques no mesmo local para abastecer os navios, uma vez que haverá maior movimentação com a entrada em funcionamento do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal.

Começou em julho o processo de desmontagem e só deverá ser concluído em junho do próximo ano.

Enquanto isso, a comunidade de Santos Reis espera que na área, cujo terreno pertence à Aeronáutica e à Marinha, a prefeitura aproveite em benefício da população do bairro.

Outra questão é se a mudança da unidade da Petrobras Distribuidora implicará no custo dos combustíveis? A princípio, parece óbvio, já que o novo local é o Polo Industrial de Guamaré, distante 180 km de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS