terça-feira, 20 de agosto de 2013

Área livre e inverno

Temos aí uma novidade boa dentre tantas notícias ruins que saem da crise do governo do Rio Grande do Norte. É a de que, finalmente, depois de uma longa espera, o RN se tornará livre da febre aftosa.

Aquela doença que ataca principalmente o rebanho bovino e dado o status de classificação até então do RN, de alto risco e depois de médio risco, os agropecuaristas potiguares vinham sendo prejudicados.

Sim, porque agora esse status deve mudar para área livre da doença, conforme anunciou o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e foi noticiado aqui, para alegria da agropecuária em meio a mais uma seca.

Ser área livre da aftosa significa poder participar de feiras e exposições de animais fora do Estado, bem como que rebanhos de outras regiões brasileiras possam vir para cá, desde que tenham o mesmo status.

Com um status de risco, dificulta o Estado na exportação de carne e provoca perdas na eficiência produtiva, consequências que atingem a economia do campo.

Há cerca de 14 anos o RN está nessa luta danada para se livrar da febre aftosa, o que só agora tudo indica chegou a sua vez de mudar essa classificação e ficar livre das limitações.

Falta agora o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciar a medida oficialmente, já prometida para os próximos dias. O campo, certamente, vai fazer sua festa.
__________________
O pouco inverno

Domingo de chuvas em Natal
Ainda continuamos no inverno que vai até a segunda quinzena de setembro, quando chega a primavera. Chuvas só nas mesorregiões do Litoral Potiguar e Agreste, mesmo assim nem sempre.

Só de vez em quando ela dá o ar de sua graça aqui por Natal, como neste domingo que passou. Choveu uns 70 milímetros segundo o telejornal, mas o bastante para gerar alagamentos em pontos críticos.

Já nas mesorregiões Central e Oeste Potiguar a seca continua desde o ano passado, sem chuva suficiente. Lá é um regime de inverno quase sem chuvas, bem abaixo da média como previu a meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS