terça-feira, 23 de julho de 2013

Seca afeta Caprifeira

Animais no cercado para negócios/Foto JAC
As caprifeiras (Feiras de Caprinos e Ovinos) passadas já foram mais movimentadas. Agora, estão sendo afetadas nos negócios por causa da seca nos municípios do semiárido potiguar.

Assim foi a de Afonso Bezerra/RN no fim de semana passado, onde estive acompanhando a programação. Percebi logo de cara que tinha menos criadores e, em consequência, poucos negócios.

Faz três ou quatro anos que a animação era outra. Isso ocorre quando o ano é bom de inverno. Estive com um criador de animais e perguntei a ele se já havia comprado algum caprino ou ovino.

Na verdade, ele me disse que estava era vendendo os que tinha por causa da seca. Os custos da criação de bichos são outros e desanima o criador.

De fato não são apenas os rebanhos bovinos afetados, não. Toda criação passa praticamente pelas mesmas consequências da estiagem prolongada.

Além disso, ouvi o prefeito Jackson Bezerra dizer das dificuldades que teve para realizar a Caprifeira deste ano. Numa situação assim, falta até mesmo apoio do governo do Estado, que passa a ter outras prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS