segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mais um Natal da recessão

Nem mesmo o ciclo natalino que se aproxima vai conseguir levantar o ânimo do comércio na perspectiva de movimento de negócios, já que as contratações por tempo determinado devem despencar.

Baseado em levantamento da Federação Nacional das Empresas de Terceirização e Trabalho Temporário, jornal O Globo diz que as vagas não passarão de pouco mais de 100 mil no país, número 3% inferior a 2015.

Isso é a mesma coisa de dizer que descerão ao nível de 2006. Então, a conclusão é clara. Se as empresas vão reduzir as contratações de empregos, é porque esperam vender muito pouco e querem baixar custo.

Ciclo natalino sempre foi aquele período anual em que as empresas apostam em melhores vendas. No entanto,  não dá para pensar assim diante de uma recessão econômica pesada em que vive o Brasil.

Muito desemprego, endividamento e consumismo em baixa pelo Brasil afora. Imagine que tem Estados e municípios que não conseguem sequer pagar em dia a folha de servidores, quanto mais 13º salário.

Francamente, em toda a minha vida eu nunca tinha visto uma crise tão profunda na economia, com falta de dinheiro e juros pesadíssimos para quem tentar usar cheque especial ou se endividar no cartão de crédito.

O melhor mesmo é não arriscar e deixar a tempestade passar para não se arrepender depois. Se o dinheiro anda curto, a alternativa é fazer "economia de guerra". Estou nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS