segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Feriadão potiguar

IMAGEM Simboliza os mártires da tragédia
Depois de votar neste domingo, 2 de outubro, nas eleições municipais, e comemorar a vitória de seus candidatos, os potiguares permanecem no lazer ou de pernas pro ar nesta segunda-feira (3).

Por aqui é feriado estadual em homenagem aos mártires de Cunhaú e Uruaçu que ficaram na História da invasão dos holandeses no Rio Grande do Norte em 1645, fato que provocou dois  morticínios na época.

O primeiro acontecimento na capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; o outro em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

Como a História conta, a invasão daquele ano foi uma das mais trágicas do Brasil, com o povo católico sendo massacrado pelos calvinistas holandeses.

Esses mártires receberam a beatificação em 5 de março de 2000, na praça de São Pedro, no Vaticano, pelo então papa João Paulo 2º. Esta é a História registrada, em resumo, da razão desse feriado.

Na terça-feira (4), tudo volta à rotina que terá assim uma semana mais curta de dias úteis por causa do feriado da segunda-feira. E assim vamos nós tocando a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS