segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Mundo novo brasileiro

POPULAÇÃO Expectativa de vida hoje é maior
Como tem mudado o mundo nestes anos em que vivemos, reduzindo o crescimento  populacional e aumentando a longevidade humana, apesar dos muitos problemas ainda incontornáveis.

Basta lembrar que ainda há muita falta de planejamento familiar e vidas que são ceifadas na adolescência e na mocidade por conta da violência gerada principalmente pelas drogas ilícitas.

Contudo, há o que se comemorar sim, pois, acabo de ler que a taxa de fecundidade do nosso país caiu dos 6,16 por mulher para apenas 1,57 filhos em pouco mais de sete décadas – de 1940 para 2014.

Já a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Gente, isso quer dizer que estamos vivendo mais, embora ainda nos falte qualidade de vida.

Em 1990, por exemplo, a expectativa de vida era de 33,7 anos. Pois bem, em pouco mais de 11 décadas demos um salto para 75,4 anos em 2014. Assim caminha o povo brasileiro.

É por causa dessa redução da fecundidade e em contrapartida pela expectativa de vida, que hoje em nossa sociedade o envelhecimento de boa parte da população é uma realidade.

Viver mais com qualidade de vida, sem dúvida, é maravilhoso. O que nos falta é buscar tal desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS