segunda-feira, 15 de agosto de 2016

A região dos ventos

PARQUE Eólico no RN utilizando a força dos ventos
A região do Mato Grande, aqui no Rio Grande do Norte, ganha notoriedade como a região da indústria dos ventos. Esta região como um todo compreende 12 municípios das microrregiões de Baixa Verde e do Litoral Nordeste. Sete são interioranos e cinco litorâneos.

Isso quer dizer que, das 106 usinas atualmente em funcionamento em todo o RN, 63 estão localizadas no Mato Grande. A mesorregião mencionada concentra, portanto, 60% de todos os parques eólicos instalados no Estado, mas não em todos os seus municípios.

A área eólica engloba apenas os municípios de João Câmara (antiga Baixa Verde), Parazinho, Jandaíra, Pedra Grande, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso –  estes três últimos no litoral.

Com isso, o RN está prestes a comemorar 3 GW (GigaWatts) eólicos, festeja o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), entidade do setor. Até setembro, próximo mês, o RN deve alcançar essa marca histórica.

Atualmente, dos 2,9 GW de potência instalada no RN, em torno de 1,63 GW (56%) estão concentrados na região do Mato Grande, segundo o Cerne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS