quarta-feira, 27 de abril de 2016

Conta de luz cara

O Brasil é o país que mais paga pela conta de luz numa seleção de 23 países do mundo, deu no jornal O Globo, edição da segunda-feira, 25 de abril. Pois bem, em horas de trabalho para pagar 100 kWh de consumo básico, o brasileiro precisa trabalhar 11 horas, segundo o estudo mencionado na reportagem de Ramona Ordoñez.

Canadá, por exemplo, é o país que paga menos, apenas 1,6 hora para arcar com os mesmos 100 kWh de energia consumidos. O México, segundo depois do Brasil, trabalha nove horas. Brasil cada vez mais Brasil. Por aqui se ganha mal e paga-se muito

Há algo de muito errado para a política adotada de tarifas de energia para consumo, já que o Brasil é um país privilegiado em recursos naturais, destacou para O Globo o diretor do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico) Roberto D'Araújo.

O instituto foi uma das referências de fontes para o estudo. Um dos fatores de encarecimento da energia é que o Brasil tem carga tributária bastante pesada para o setor, conforme apontou na reportagem o professor Délberis Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, outra fonte do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS