segunda-feira, 13 de julho de 2015

Alguns dias de férias

Por motivo de viagem, as postagens deste blog ficarão suspensas por uns 15 dias até o meu retorno no início de agosto. Como ando ocupado com outros fazeres, decidi desde esta segunda-feira dar uma parada aqui, enquanto cuido de outras coisas para a agenda de férias em família. Espero em breve estar de volta para escrever minhas linhas neste diário de internet, sempre de segunda a sexta-feira. Até lá, gente boa!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Estiagem no inverno

As chuvas que vinham caindo desde o fim de junho para começo de julho, nas mesorregiões Leste Potiguar e Agreste Potiguar, oficializando a estação do inverno, resolveram dar um tempo, se é que não se foram em definitivo. Parou de chover em Natal estes dias, e segundo a ciência da meteorologia não choverá neste fim de semana. O Sol voltou a tomar seu lugar por aqui, e as praias estão aí para quem se interessar. Afinal temos sol quase o ano inteiro, favorecendo o turismo. Bom, pois a temperatura permanece amena.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Produção agrícola

SECA Frustração de safra
Enquanto a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve crescer 6,7% este ano em relação a 2014, no Nordeste a estiagem prolongada no semiárido permanece e frustra a produção, particularmente no Rio Grande do Norte. As previsões de junho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) indicam que a safra nacional totalizará 205,8 milhões de toneladas, ante 192,9 milhões do ano passado, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), noticiado pela Agência Brasil.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O futebol vai mal

CBF Como salvar a seleção?
É consenso entre ex-técnicos, dirigentes e ex-jogadores que a seleção brasileira precisa reencontrar seu futebol. Tal questão foi tratada em reunião desta segunda-feira, 6 de julho, entre esses bambas do assunto, pois desde o fracasso da Copa do Mundo de 2014, a ficha caiu. E agora, recentemente, na Copa América se confirmou mais uma vez. O questionamento é se o Brasil passará das eliminatórias na próxima Copa com esse futebolzinho de um único craque.

terça-feira, 7 de julho de 2015

A questão da insegurança

Tudo bem que venha o ronda cidadã ou ronda quarteirão, seja lá que nome tiver para dar mais segurança em Natal, a capital do RN, que se espelhará em projetos de Nova Iorque e da Colômbia que deram certos. Mas a questão vai muito além dos arrastões em locais da cidade, e tem outra frente que precisa ser atacada com urgência, que é a do sistema carcerário. Não é possível que drogas e telefones celulares continuem nas mãos de presidiários para comandar os crimes de dentro dos presídios.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SOS Mata Atlântica

Enquanto a presidente brasileira Dilma Rousseff anunciou outro dia (30 de junho) seu compromisso de eliminar o desmatamento ilegal no país até 2030, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou carta conjunta mais recente de 15 dos 17 Estados da Mata Atlântica, para a ampliação da cobertura florestal nativa com meta de zerar desmate ilegal do bioma até 2018. Portanto, a entidade tem meta mais ambiciosa.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Estacionamento caro

Até lojistas reprovaram o aumento recente de preço em estacionamento de shoppings aqui de Natal, que passaram a cobrar R$ 6 a tarifa básica. Imaginem consumidores e clientes de lojas, que tendem a perder a clientela por causa da cobrança, em tempo de economia magra. Falta o mínimo de bom senso, querer levar vantagem num serviço que pode ser fator determinante de atração da demanda, quando há shoppings pela cidade que sequer cobram pelo estacionamento.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Maioridade penal

DEPUTADOS Nova proposta
Creio que não corresponde às expectativas, essa nova proposta de redução da maioridade penal de 18 anos para 16, aprovada pela Câmara dos Deputados. Por quê? Porque exclui casos de roubo qualificado e tráfico de drogas. Ora, roubo qualificado (quando há uso de arma de fogo ou cometido por duas ou mais pessoas) e tráfico de drogas são as infrações penais mais frequentes. Em 2013, 70% dos atos praticados por menores se enquadravam nesses dois casos, segundo dados do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Logo, a maior parcela de menores envolvidas com crimes no país ficará de fora desse projeto. O projeto mais rigoroso foi rejeitado em plenário.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Natal chuvosa

Natal, capital do RN, mantém-se chuvosa estes dias de inverno, desde junho quando a estação se iniciou, com temperatura amena em relação aos demais meses do ano. Os termômetros apontam para algo entre 26º e 27º graus de temperatura máxima, portanto, abaixo dos 30º,  e à noite esfria mais, podendo chegar a cair até 21ºC, o que para nós aqui já é bastante frio. A Climatempo prevê que pode cair temporais no Nordeste em Natal e Fortaleza nesta quinta-feira (2). No RN voltou a chover em todas as suas mesorregiões, mas não o suficiente para interromper a estiagem prolongada.

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS