quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Num país sério

Nunca se viu tantos escândalos vindos à tona envolvendo um governo e seu partido político. É por demais impressionante a falta de ética de políticos que chegam ao poder maior da nação. Torna-se estarrecedor ainda mais ao envolver logo quem? O Partido dos Trabalhadores (o PT) que subiu ao pódio hasteando a bandeira da ética e criticando os demais partidos. E, então, cadê a ética?

Dois grandes escândalos – o do mensalão e agora o do petrolão – que a nação assiste derrubaram por terra a  pretensão do PT de fazer política diferente e ser melhor do que os outros partidos. As ideias petistas naufragaram tristemente e envergonham nosso país, as pessoas que esperavam mudanças éticas.

Em qualquer país sério, o governante a esta altura renunciaria se também não tivesse envolvido com essa roubalheira para um partido se manter no poder não pelos méritos, mas pelas falcatruas que comete como se nada estivesse acontecendo. Parece que nunca se praticou tanta irregularidade neste país. 

A saída da presidente da Petrobras, Graça Foster, é o de menos. Por muito menos, no caso Watergate, nos Estados Unidos, na década de 1970, o presidente norte-americano Richard Nixon renunciou, quando o escândalo veio a público naquela época, denunciado pelo jornal Washington Post.

Tratava-se de um caso de espionagem de um partido (o Republicano) que estava no poder à sede do partido adversário (o Democrata) durante campanha eleitoral. A história conta que cinco pessoas foram detidas ao tentar fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.

O caso virou um escândalo de proporções imensuráveis que culminou com a renúncia de Nixon. Nem precisou de impeachment. Foi um exemplo para o mundo do respeito à nação e da seriedade como se deve conduzir na vida pública seus cidadãos e cidadãs.
_______________ 

P.S.: Por ter viajado no fim de semana para o veraneio no litoral sul e por problemas de saúde assim que voltei, uma indisposição gástrica, estive fora do ar. Daí nada foi postado no domingo, segunda e terça-feira. Com a graça de Deus estou retornando para esse convívio do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS