terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Que civilização é essa?

A violência urbana desde que se instalou no Rio nunca mais a deixou em paz, a não ser aliviar as estatísticas do crime, voltou a recrudescer com arrastões de roubos nas praias cariocas e assaltos em outros locais da cidade, ceifando vidas como a do universitário concluinte Alex Bastos, em Botafogo, zona sul.

Já passa da hora do governo federal em parceria com os Estados cuidar firmemente da violência urbana, uma questão recorrente nas grandes cidades brasileiras. A corrupção afeta sem precedente o governo do PT, que parece não ter tempo de cuidar de outras questões como a da insegurança.

Nem mesmo a uma praia carioca se pode ir com tranquilidade, porque ladrões fazem arrastões, como ocorreu neste domingo, em Ipanema, na zona sul carioca. Será que vivemos hoje a civilização do medo? Ao menos a da insegurança nas cidades é verdade. O Rio não é um caso isolado.

Enquanto na Europa e Estados Unidos o problema é o terror islâmico ou outro rótulo que se queira dar a atos praticados por fanáticos insanos, no Brasil a questão é mais de assaltos e homicídios. De balas perdidas e sequestres, de estupros, de casos homofóbicos a explosões em agências bancárias.
______________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS