sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Antecipando-se às chuvas

Já vi notícia dando conta de que a Prefeitura de Natal está se antecipando às chuvas e cuidando da limpeza  das lagoas de captação de água. Faz bem assim como desobstruir as galerias pluviais da cidade para que a drenagem funcione sem problemas quando as chuvas vierem.

É evidente que medidas preventivas devem ser tomadas a tempo de evitar maiores transtornos nas chuvas de verão ou no inverno. O que se tem visto pela televisão na capital São Paulo é assustador. Quando o volume de água vem com os temporais é como se áreas de bairros virassem um mar – ou um rio?

Tudo acontece em poucas horas de chuva porque faltam estruturas de drenagem nas metrópoles que deem vazão ao volumoso aguaceiro das pesadas chuvas, que no Sudeste ocorrem muito no verão. Graças a Deus, aqui pelo Nordeste essas chuvas de verão não ocorrem com a mesma intensidade.

Contudo, aqui em Natal, por exemplo, no inverno em junho, como aconteceu no ano passado durante a Copa do Mundo, as chuvas intensas podem causar grandes transtornos. Foi o que ocorreu no bairro de Mãe Luíza, na zona leste natalense, em junho passado.

Então, planejar a cidade para o período de chuvas pode evitar inundações, pontos críticos de alagamento e congestionamentos de trânsito. Uma drenagem que funcione na hora que se precisa é tudo para atenuar o caos que os temporais podem causar em áreas desprevenidas.

Chuva é bom porque ameniza a temperatura e se precisa encher reservatórios hídricos. Mas quando vem em quantidade desnecessária dá medo pelos sérios problemas que causa, sobretudo em cidades grandes despreparadas. No sertão faz falta para a sobrevivência humana e dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS