sábado, 24 de janeiro de 2015

Aeroporto sob boicote?

AEROPORTO Sem taxas de embarque
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, município da região metropolitana potiguar, onde hoje funciona o novo Aeroporto de Natal, soltou os cachorros pra cima da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) neste fim de semana. Segundo ele, a Anac está "boicotando" esse empreendimento construído com recursos privados, por não liberar o dinheiro cobrado na taxa de embarques domésticos e internacionais.

Para o tal boicote, como denúncia o prefeito, a Anac justifica que só libera os recursos quando o Consórcio Inframérico concluir todas as pendências do novo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, inaugurado desde maio do ano passado. Li a notícia n'O Jornal de Hoje de sexta-feira (23).

O prefeito não vê razões para essa atitude do Anac, que com isso impede que o consórcio realize todos os investimentos que o aeroporto ainda necessita. Perde assim também o município que deixa de arrecadar o ISS (Imposto Sobre Serviços) e os usuários do terminal aéreo.

Diz Calado, que aeroportos pelo país afora em situação bem pior que o de Natal, recebem a tal taxa, enquanto o daqui é punido de forma injusta. Tanto é que, apesar dessa medida, o aeroporto foi liberado para funcionar e vem funcionando sem maiores problemas.

O que ainda na realidade ainda falta, que tanto se critica, são os acessos ao aeroporto não concluídos. Porém isso é de responsabilidade do governo do Rio Grande do Norte, cuja gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini não concluiu esses acessos.

Pensando bem, por aí tem razão o prefeito Calado, já que só se pode cobrar pendências com o retorno do investimento, e só aquilo que é realmente da alçada de quem o construiu e administra. Os acessos fogem a responsabilidade do consórcio, prejudicado nessa parte pelo poder público estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS