quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Cortando o mal pela raiz

FUMO: Cigarros saem de moda
Há quem diga que estamos evoluindo, apesar de tantos problemas com os quais convivemos ainda hoje em dia. De fato, ao ver agora essa lei antifumo, mais rigorosa que proíbe fumar em locais fechados em todo o país, realmente é um passo adiante bem dado. Isso é evolução social.

Estamos sendo educados para o bem, porque o fumo já tem causado muitas desgraças pelo mundo afora, com consequências irreversíveis para a saúde humana. Além do mais, o fumante não prejudica só a si, mas também a quem está no mesmo ambiente. Daí a proibição agora que virou lei.

Sem dúvida a lei é radical na defesa dos não fumantes, como é o meu caso. Além de proibir uso do cigarro em área pública, proíbe-se até  a proibição de cigarros em bares, por exemplo. Pois é, a Lei 12.546 veio pra valer e dono de estabelecimento comercial que ignorar pode ir parar na Justiça.

A media também prevê multas de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão, o que alguns consideram exagero. Pior: quem desrespeitar pode até perder a licença de funcionamento do estabelecimento. Daí a coisa não é brincadeira, basta só uma denúncia para virar caso de polícia e, também, de Justiça.

Os não fumantes estão rindo à toa, pois de agora em diante não devem ser mais incomodados quando estiverem em qualquer ambiente fechado. O glamour do cigarro, que estrelas hollywoodianas venderam para o mundo, está agora definitivamente fadada ao desaparecimento.

É, sim, o mundo evolui e com ele nós mortais, embora que ainda haverá por toda parte os fumantes resistentes, entre homens e mulheres, que não conseguem largar o vício. Hoje me chama atenção quando vejo passar por mim uma fumante, como aconteceu outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS