quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O despertar do dragão

A inflação nossa de cada mês, simbolicamente representada pela fera que é o dragão, está quase a estourar o teto da meta de 6,5% ao ano. Não é o centro da meta, ponto de equilíbrio, mas o teto, que representa margem máxima de referência da política econômica do governo Dilma Rousseff (PT).

Que isso está assustando todo mundo e corroendo a renda de todos nós não é novidade. O problema é que a conta do supermercado está cada vez mais salgada, mesmo não se comprando bacalhau. Entre vilões deste custo de vida alto está sobretudo a carne, conforme nos diz reportagem da revista ISTOÉ da semana.

Por quê? Ora, a abertura do mercado russo e a desvalorização do real favorecem as exportações, o que faz o preço subir no mercado interno. A carne teria aumentado este ano 17,60%, segundo o IPCA. Mas outros vilões como o tomate que aumentou 18,70% e a cebola 18,16% fazem parte do time.

Depois vem a energia elétrica residencial que subiu 16,70%, o pequenino limão 15,87% e a água sanitária que chegou a aumentar 11,79%. Temos mais vilões nessa história, que completa o escrete da alta dos preços, em itens que não nos podem faltar: a gasolina, 4,98% e a passagem de ônibus, 4,59%.

No entanto, os produtos que mais subiram em 12 meses foram a laranja-baia (56,49%) e a tangerina (45,21%). Logo agora que lá em casa se passou a consumir mais a tangerina. Vou dizer pra mulher, como diz o jornalista Marcelo Resende em seu programa: "Corta aqui pra mim!"

Pois bem, depois dessa saraivada de aumentos salgando o nosso custo de vida, especialistas, segundo a revista semanal, preveem variação elevada para alguns produtos e serviços no ano de 2015 que se avizinha. Mais aumentos para o transporte de ônibus, carne, energia residencial, gasolina e educação.

Então, atenção passageiros dessa aeronave chamada Brasil: apertem o cinto porque aí adiante vem mais turbulência em nossa economia. E é só por hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS