quinta-feira, 19 de junho de 2014

Obras do complexo viário

Com os jogos da  Copa do Mundo, o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, aqui em Natal, inaugurado às pressas e com obras inacabadas, sumiu do noticiário local. Não se vê ou se ouve mais uma notícia dos túneis que ainda não estão liberados para o tráfego de veículos.

Pelo menos o túnel da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais, em Candelária, zona sul, ainda não está liberado, embora já haja tempo para isso. Outro que também não vi liberado até agora é o da avenida Capitão Mor-Gouveia, próximo ao estádio Arena das Dunas.

A Copa do Mundo e as chuvas fortes que estão caindo em Natal com a aproximação do inverno mudaram o foco do noticiário local e o complexo viário deixou de ser notícia. Não deveria, pois, trata-se de importante obra que deve ser acompanhada dia a dia. Até porque foi inaugurada de forma incompleta.

Só depois do conjunto de obras entregue totalmente é que o complexo viário deixa de ser notícia. Enquanto não é importante cobrar o que ainda não foi entregue do legado de mobilidade urbana da Copa. Quais os túneis liberados, o que falta nos não liberados ao trânsito, e ainda quando tudo estará entregue.

Cadê as passarelas para pedestres? Ainda não vi. Também é necessário que todas essas obras sejam entregues com a sinalização para orientação da população. Qual a importância desse viaduto da BR 101 que estará pronto só depois da Copa? Não vi nada esclarecedor no noticiário.

Que opções tomar da zona sul para a zona oeste em direção à estação rodoviária, na Cidade da Esperança? Pois é, porque a avenida Capitão Mor-Gouveia, que permanece em obra, vai ser mão única no sentido zona oeste–zona sul depois de liberada.

É preciso que a gente entenda tudo para valorizar cada obra do complexo viário em seu todo nas nossas necessidades do dia a dia. Os túneis, viadutos e passarelas formam o conjunto. Nem para todas encontrei esclarecimentos da importância de seu uso.  

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