sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O retorno aos juros altos

A economia está desandando outra vez no país, com a inflação esperneando, os juros subindo e a inadimplência do consumidor em alta, sinais de que as coisas não estão bem.

Nossa inflação que parecia derrubada em definitivo, reaparece nos atormentando com o custo de vida. Para domá-la, o remédio é o que já conhecemos de outros carnavais: o ciclo da alta dos juros.

Já voltamos ao patamar dos dois dígitos, agora passando dos 10% ao ano, sem se saber qual vai ser o limite. O governo Dilma Rousseff (PT) começa a decepcionar na economia.

Daí estamos chegando a outra situação crítica: a da inadimplência das pessoas físicas, consumidores que fazem compras no comércio e não conseguem pagar suas contas.

Ouvi na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro, que a inadimplência aqui em Natal está muito acima da média nacional, deixando assustado os lojistas. Cresce o número de devedores no comércio.

Se no social (programas sociais tipo Bolsa Família) dona Dilma vai bem, na economia do país seu governo começa a desandar feio. Ela deve estar se perguntando: onde foi que eu errei Deus do céu?

Li num jornal, que a taxa de juros básica está quase retornando ao mesmo patamar de quando ela assumiu e começou a baixá-los (10,75%). Ainda não foi desta vez que nos livramos da inflação, dos juros e da inadimplência.

Vamos dizer como disse aquele experimentado político brasileiro: a luta continua. Parece sem fim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS