terça-feira, 15 de outubro de 2013

Varejo já vende menos

A notícia de que as vendas no Dia das Crianças cresceram só 3,15%, sendo a menor alta nos últimos quatro anos, é sinal já de que o consumo começa a desacelerar no país.

De acordo com o que diz o setor varejista do país, essa desaceleração foi uma combinação de três fatores: preferência por compras à vista, inflação e crédito mais caro.

É quase certo que esse comportamento se refletirá no ciclo natalino deste ano em todo o país, reduzindo as vendas do varejo, com resultados inferiores aos de outros anos.

O crédito mais caro por conta da alta dos juros sem dúvida vai influenciar nas compras dos consumidores neste fim de ano, apesar do adicional do 13º salário pago até lá.

Vi numa notícia do jornal Diário Comércio Indústria & Serviços (DCI), que, nos anos anteriores, o crescimento foi de 4,80% (em 2012), 5,91% (2011) e 8,74% (2010).

A inflação em patamar elevado, comprometendo a meta de controle, fez com que o governo brasileiro adotasse a opção pelos juros altos, como forma de frear o consumo e fazer cair o custo de vida.

Portanto, não se espere um ciclo natalino com estouro de vendas este ano. A situação atual está mais para moderação. Olhemos para São Paulo que é o termômetro econômico do país.

A taxa básica de juros Selic deverá chegar até as festas do Natal em dois dígitos, como freio no consumo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS