quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Salvação para último ano

A apenas dois meses para o último ano de governo do primeiro mandato, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM),  tenta salvar sua gestão com o lançamento do "RN Sustentável".

Um programa que vai ser financiado com empréstimo do Banco Mundial, mais uma prova de que não falta dinheiro no governo de Rosalba Ciarlini, e sim gestão bem planejada.

Em seu discurso de lançamento na terça-feira, 29 de outubro, a governadora deixou claro que se trata de um "novo momento do Rio Grande do Norte". Pode até ser mas só vendo para crer.

É uma montanha de dinheiro, que chega a 540 milhões de dólares, para ser gasto boa parte no último ano de governo, coincidindo com um ano eleitoral. É aí que mora o perigo!.

Se bem que a liberação da dinheirama do Banco Mundial ocorrerá em duas etapas:

Na primeira serão liberados 360 milhões de dólares; na segunda, mais 180 milhões de dólares, que só ocorrerá quando 40% dos recursos iniciais estiverem sido executados.

Esse dinheiro se destina a obras estruturantes e de desenvolvimento, a exemplo do projeto Sanear RN, já em curso. O melhor desse financiamento são os detalhes.

Rosalba que tanto reclama de dificuldades financeiras, vai deixar a conta para os outros governos pagarem: o prazo de carência é de cinco anos e o de amortização da dívida de 30 anos.

É provável que, quando um dia o Estado terminar de pagar essa grana, muitos de nós não estejamos mais vivos para contar a história.

O Ministério Público Estadual, que já anda no encalço do governo rosalbista de olho nas contas, deve certamente ampliar ainda mais seu foco de vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS