sábado, 19 de outubro de 2013

Inadimplência das mulheres

Um dado curioso que acaba de ser divulgado é o que revela a inadimplência feminina no comércio varejista. São elas (e não eles) que representam quase 55% dos CPFs negativados em setembro.

De acordo com os critérios de gênero, idade e valor das dívidas em atraso, as consumidoras representaram 54,72% dos casos do Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativados.

Já os consumidores (homens) apresentaram 45,28% dos CPFs negativados, segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito nacional, denominado de SPC Brasil.

No entanto, para os analistas desse serviço, tal diferença "é natural que as mulheres sejam ligeiramente mais inadimplentes do que os homens, porque são elas que consomem mais a prazo".

Tanto é assim que, 58,76% das compras a prazo, em setembro, foram feitas com CPFs de mulheres, enquanto as demais vendas (41,24%) estão em documentos dos homens.

No universo de consumidores do comércio, 18% tinham dívidas entre 100 e 250 reais, seguidos dos que deviam entre 1 mil e 2.500 reais, que representavam 16,13% dos registros.

Essa inadimplência, contudo, mostrou uma ligeira queda de 0,34% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A redução leva em conta dois fatores de influência: a inflação alta e o encarecimento do crédito em decorrência já dos juros elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS