quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Empobrecimento dos municípios

Importante encontro de políticos vai realizar-se em Natal segunda-feira, 21 de outubro, no clube América, bairro do Tirol, para discutir o Pacto Federativo, tema que de vez em quando é lembrado.

Na verdade, já passa do tempo em que esse assunto deveria ser tratado com mais agilidade, em decorrência principalmente da situação de dificuldades dos municípios brasileiros.

O encontro é organizado pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e deve merecer todo o apoio, para que esse Pacto Federativo saia da gaveta e se torno realidade.

Faz um tempo que os municípios brasileiros menores andam de pires na mão, mendigando mais da fatia do bolo para arcar com suas atribuições. Hoje até mesmo os Estados enfrentam tais dificuldades.

Esse evento deve contar com os representantes das duas casas do Congresso Nacional, deputado Henrique Alves, e senador Renan Calheiros, na discussão das principais questões.

"A divisão do bolo financeiro é muito injusta", diz o deputado estadual Tomba Farias (PSB), um dos que apoia a iniciativa da Federação dos Municípios.

De fato, conforme ele mesmo expôs a situação, hoje a União fica com 65% , enquanto Estados e municípios com apenas 35%". É hora de cobrar mais entendimento, sem dúvida.

Por sinal, o evento tem lema pra lá de sugestivo: "S.O.S Municípios". Que não fique só nas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS