sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A seca desabastece o RN

O verão ainda nem chegou mas a situação de seca no semiárido potiguar se agrava de forma preocupante. É o que ficou claro na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Principais reservatórios de recursos hídricos do Estado estão secando. O quadro pintado na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, na audiência, é gravíssimo e deve piorar nos meses de verão.

No geral, os açudes do RN estão com capacidade avaliada em apenas 40%, de acordo com o que disse o superintendente da ANA (Agência Nacional de Águas), Patrick Thadeu Toma.

A situação tem piorado nos dois últimos anos de seca, deixando a maior barragem do Estado, a Engº Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, com menos de 35% de sua capacidade.

É o menor nível em 30 anos de história dessa barragem, segundo Patrick Toma. Informação assustadora!

Outros reservatórios como o açude Itans, em Caicó, o maior da região, está com pouco mais de 15% da sua capacidade. Muito abaixo dos 27% do ano passado.

Daí é rezar para que chova em 2014 porque se não chover, as últimas reservas vão secar e o chão vai virar torrões duros com a alta temperatura da estação quente.

Atualmente no RN já são quase 50 municípios com problemas críticos de desabastecimento. As estiagens prolongadas de 2012 para cá vêm aumentando esse número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS