terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nada de pacto federativo

Enquanto o governo federal surfa em montanhas de dinheiro, a propósito de mais um recorde em agosto da arrecadação fiscal, o mesmo não se pode dizer de Estados e municípios que aguardam o pacto federativo para saírem da pindaiba.

O problema agravado pela política de isenção fiscal e os solavancos da economia nacional, parece que só existe um jeito de ser contornado em definitivo: o pacto federativo.

Este, que dividiria a soma arrecadada de forma mais justa, como se espera, com direitos e deveres de cada esfera, anda sumido da mídia. Ninguém ouve mais falar em pacto federativo.

No entanto, está aí mais um recorde da arrecadação federal do mês passado: 83,956 bilhões de reais em impostos e contribuições referente ao mês de agosto.

Tal resultado representa crescimento de 2,68% em relação ao mesmo mês de 2012, descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No acumulado do ano, a arrecadação federal somou 722,234 bilhões de reais, alta de pelo menos 0,79% na comparação com o mesmo período do ano passado, também descontada a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS