sábado, 21 de setembro de 2013

Epidemia de crack no país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, soltou o alarme pelos meios de comunicação, da realidade que vivemos hoje em dia nas cidades brasileiras, da pequena, lá no interior, a grande envolvendo as capitais.

Estamos enfrentando uma epidemia de crack. Afinal, já era o que se desconfiava, pois há muito tempo essa realidade solta aos olhos país afora, trazendo com ela o aumento da violência.

Portanto, o que disse o ministro não é nenhuma novidade. Já sabemos.

A novidade aí é que, conforme as palavras dele, o governo federal precisa de uma parceria com Estados e municípios para enfrentar a tal epidemia de crack que já assusta as autoridades deste país.

Baseou-se o ministro Padilha na Estimativa do Número de Usuários de Crack e/ou Similares nas Capitais do País, pesquisa divulgada pelos ministérios da Justiça e da Saúde, feita pela Fiocruz.

A estimativa revela que  os usuários de crack e outras drogas similares como a cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi), somam 370 mil usuários nas 26 capitais e no Distrito Federal (Brasília).

Então, considerada uma população oculta e de difícil acesso, ela representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, com exceção da maconha, estimada em 1 milhão de brasileiros nesses municípios.

O pior de tudo é que o crack, principalmente, interioriza-se de forma fácil e rápida nos Estados, como é o caso nosso aqui do Rio Grande do Norte, influenciando a violência.

É pena que só agora, quando a situação se tornou mais grave, as autoridades despertam para essa realidade, o que fica mais difícil e dispendioso para estancar o problema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS