segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sete anos de Lei Maria da Penha

Ao menos por enquanto, a Lei Maria da Penha - que completa sete anos agora - ainda não produz efeitos satisfatórios no Rio Grande do Norte no combate à violência contra a mulher.

Essa é a impressão que deixa ao se tomar conhecimento da estatística de crimes nesse segmento feminino no Estado. Só este ano foram assassinadas até aqui 28 mulheres no RN.

O número já supera os 27 assassinatos de mulheres no ano passado registrados pelas cinco Delegacias Especializadas na Defesa da Mulher (Deams) existentes aqui, conforme noticiou o portal G1 RN.

São crimes na maioria praticados pelos atuais parceiros ou ex-parceiros, segundo consta nas ocorrências policiais das delegacias. Quer dizer, o freio ainda não funcionou.

Mas aí pode-se dizer que pior seria se a tal lei não estivesse em vigor. É verdade, porém esse combate ao crime contra mulheres deverá se tornar ainda mais rigoroso com o que vem por aí.

Proteção da mulher

Nesse sentido, sete projetos apresentados com o relatório final da CPI da Violência contra a Mulher podem ser votados nesta semana pelo plenário do Senado, está noticiando o Jornal do Brasil eletrônico.

"Com a aprovação, daremos uma grande contribuição para o enfrentamento da violência contra as mulheres", diz a relatora da CPI mista, senadora Ana Rita (PT-SC).

Uma das propostas define o crime de feminicídio como "forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher", consta na PLS 292/2013.

Essa tipificação de feminicídio no Código Penal, como esclarece a relatora Ana Rita, é importante porque reconhece, sob a forma da lei, "a desigualdade de gênero que persiste em nossa sociedade".

E melhor ainda, segundo a interpretação dada pela relatora:

Evita que agressores sejam beneficiados "por interpretações jurídicas anacrônicas e moralmente inaceitáveis, como a de terem cometido crime passional".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS