quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Camarões e transporte coletivo

Volta das exportações do crustáceo
Imagino a alegria de Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, com a retomada das exportações do crustáceo para a Europa. Ele que sempre foi um batalhador nessa área.

O camarão potiguar estava sumido da pauta de exportações do Estado desde 2012. Porém, há muito mais tempo vinha sendo menos exportado até que sumiu de vez do mercado importador.

Cobri muito essa área como repórter fazendo reportagens com o próprio Itamar e também na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico com o economista Otomar Júnior, coordenador dessa área.

O Rio Grande do Norte está entre os maiores produtores do país e já liderou as exportações de camarão no Brasil entre os anos de 2003 e 2004, exatamente quando eu acompanhava o boom da carcinicultura.

Agora vejo que a retomada das exportações está reanimando o setor e os carcinicultores já vislumbram boas expectativas daqui para frente, com a continuação da comercialização ao exterior.

É Itamar Rocha que diz no website da ABCC que o cenário agora é outro. A primeira remessa de contêineres com camarão saiu em fins de julho e outros encomendas estão na pauta.

A retomada das exportações do camarão potiguar é beneficiada pela cotação do dólar que voltou a subir e, também, em razão da oferta mundial que está em queda, segundo Itamar. A hora é dos produtores daqui.

________________________
O que se quer mesmo 

Li que a Prefeitura de Natal está prometendo mundos e fundos. Quero dizer, estações de transferência com modernidades de Primeiro Mundo, como ar-condicionado e internet.

Nem precisa desses mimos! Basta mesmo é um transporte coletivo digno, com maior fluxo de frequência nos pontos de ônibus, mais linhas e com menor lotação.

É aí que devemos avançar no transporte de massa rodoviário, enquanto não chegam outras alternativas como o metrô de superfície. O resto até que é dispensável por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS