sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A vida nossa de cada dia

O comércio varejista aproveita as datas inventadas no calendário anual para promover suas vendas, com apelo comercial veiculado nos meios de comunicação, que também assim ganha o seu quinhão.

É mais uma data comemorativa que se aproxima. Agora é a do Dia dos Pais que vai ser celebrada domingo, 11 de agosto, com o que se tem direito nas classes sociais abastadas: presentes e almoços.

Até sábado portanto, esta semana é de movimentação no comércio e de boas expectativas de vendas, sobretudo nos segmentos de artigos para presentes.

Em particular no nosso Rio Grande do Norte, a Fecomércio RN – entidade do setor – estima em torno de 5,5% o aumento de vendas para este ano. Que precisão na estimativa, né não?

No ano passado, o volume de negócios chegou a ser maior, pois girou em torno de 7,5%. Mas o problema agora em 2013 é a desaceleração da economia em todo o país, segundo analistas.

Adianta-se que o Dia dos Pais em 2013 deverá movimentar em recursos financeiros uma cifra de 3,2 bilhões de reais em vendas no país.

Isso porque a data é a terceira em apelo comercial mais importante para o varejo brasileiro. No caso do RN, em virtude da campanha Liquida Natal, o Dia dos Pais cai para um quarto lugar nesse ranking.

Carros e mais carros

O problema hoje não é só de congestionamentos no trânsito nas vias mais movimentadas de cada grande cidade brasileira. Há questão também de onde estacionar.

Basta transitar aqui por Natal, uma cidade de médio porte, para perceber que não existem áreas de estacionamento nem garagens em imóveis que deem conta de tantos carros ao mesmo tempo.

Então, nos bairros, você é obrigado a se espremer entre filas de carros de um lado e de outro, que só permite dar passagem a uma única mão. Quem vem na mão oposta é obrigado a esperar que o outro passe.

Nunca se vendeu tanto carro neste país por falta de políticas públicas de transporte de massa eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRAGÉDIA DA PANDEMIA

Com cerca de 300 mil mortos no Brasil pelo coronavírus, e um recorde em 24 horas de mais de 3.000 óbitos, a pandemia se tornou uma tragédia ...

MAIS VISITADAS